Ensino Fundamental I

No ensino fundamental I, o aluno experimenta novas e ricas possibilidades. Amplia sua visão de mundo adquirindo diversas linguagens e formas de representação.

No 1º ano os alunos são inseridos num ambiente alfabetizador e todos têm seu ritmo respeitado. Para nortear esse caminho, temos como base os princípios do sistema montessoriano, criado pela educadora e médica italiana Maria Montessori, que prioriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

Há um grande avanço cognitivo nos conhecimentos relativos à leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.

A literatura é utilizada como fonte de conhecimento, prazer e como modelo para a produção de textos. A diversidade dos gêneros literários abordados, juntamente com as propostas de reflexão, visa o desenvolvimento da argumentação, da oralidade e do enriquecimento do vocabulário. Os desafios propostos em todas as áreas curriculares proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de antecipação, cálculo e registro.

A organização de projetos de trabalho - propostos de acordo com a necessidade dos conteúdos de cada ano e unidades didáticas - despertam  para o senso de organização e os hábitos de estudo. Paralelamente à construção de conceitos e procedimentos, o estudante desenvolve atitudes e valores em que se fundamenta a sociedade.

O Líder em Mim

O Colégio 14 de Julho trabalhará em 2018 com um novo projeto  mundialmente reconhecido, com resultados comprovados que geram mudanças comportamentais envolvendo todo o ambiente escolar e familiar.

Este projeto promove a mudança em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

O Líder em Mim trabalha com a vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER). Estas habilidades são necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que tenham sucesso na escola e na vida.

Árvore dos 7 hábitos